A BELA HISTÓRIA DA ONG MEU SONHO NÃO TEM FIM.

on sexta-feira, 17 de dezembro de 2010





                             Nossa História

Em agosto de 1997 nascia, de uma pequena homenagem a Ayrton Senna da Silva, a semente de uma Organização Não-Governamental, hoje sinônimo de perseverança, determinação, amor ao próximo e responsabilidade social, a ONG “Projetos sociais meu sonho não tem fim”.

No início, foram criados textos com foco no aspecto humano de Senna e distribuídos para um grupo de, aproximadamente, cinqüenta pessoas. Ainda em 1997, iniciou-se a compilação de materiais (imagens e pequenos arquivos de áudio e vídeo) para a criação de um CD ROM, que seria, distribuído gratuitamente, junto à direção de escolas em comunidades carentes, difundindo o legado e exemplo de vida deixado por Senna, entre crianças destas localidades.

Nos anos seguintes surgiram outros três títulos em CD ROM, mais completos e com novos aspectos visuais, mantendo a mesma finalidade e características de distribuição do CD ROM inicial.

No final de 2002, a ONG realiza um grande sonho, o início das “Exposições meu sonho não tem fim”, hoje denominadas “Grandes Sonhadores”, que levavam diversas opções - principalmente para crianças de comunidades carentes - de conhecerem o maravilhoso legado e exemplo de vida deixado por Senna, focando em seis pilares que eram a base de sustentação do projeto e fortes características na personalidade de Senna: a criança (estendida pela ONG aos idosos e animais), o esporte, o patriotismo, a fé, a família e o amor ao próximo. Essas exposições foram levadas a unidades dos CEUs, FEBEMs e escolas e alcançaram um total de mais de 140.000 crianças e adolescentes.

Ainda no final de 2002 a ONG passou por uma grande reformulação, mudando seu foco principal e associando seu trabalho aos exemplos de vida e legado de seus vinte e um “Grandes Sonhadores”, que são a fonte de inspiração do trabalho da ONG, que tem como principal missão criar ferramentas de conscientização e motivação disponibilizadas, gratuitamente, para formadores de opinião, líderes comunitários, institutos, associações, fundações e ONGs.

Em outubro de 2003 surgiram as palestras motivacionais “Acreditando e concretizando seus sonhos”, tendo como objetivo principal, transmitir informação, reflexão, conscientização e motivação.

No ano de 2004 nasceu o projeto social, “Amor em Cena”, que inicialmente eram caravanas noturnas, que levavam a comunidades carentes e moradores de rua alimentos, brinquedos, doces, cobertores, carinho, amor e atenção. Hoje, todo o trabalho de assistencialismo realizado pela organização ocorre em parceria com vinte instituições que trabalham com crianças, idosos e animais abandonados e estas ações ocorrem apenas sazonalmente, no Dia da Criança e Natal.

A "Pirâmide do Bem", ao contrário das tradicionais pirâmides, que seduzem com a proposta de dinheiro fácil, tem como moeda as boas ações, realizadas aos nossos semelhantes e ao ambiente em que vivemos.

O projeto social, “Passageiros da Esperança”, é realizado próximo a terminais de transporte coletivo nas grandes cidades, distribuindo folhetos com mensagens de esperança, força, fé, otimismo e amor ao próximo, sem que haja vínculo comercial, financeiro, religioso ou político, como tudo o que a ONG se dispõem a fazer. Em São Paulo, houve durante algum tempo uma parceria com a TV Minuto e a Bustv, que veicularam spots de 15 segundos em suas TVs de plasma, instaladas no Metrô e nos coletivos da cidade, divulgando os ideais de nossos “Grandes Sonhadores”. A idéia era mostrar os exemplos de vida de nossos inspiradores e seus ideais. Pessoas muito especiais, que são tema freqüente nos milhares de folhetos, folders, revistas, livros e DVDs distribuídos mensalmente, principalmente, na periferia da cidade de São Paulo. Além destes impressos, distribuídos gratuitamente em nossas ações, outras ferramentas extremamente importantes em nosso trabalho de conscientização e motivação são o site oficial da organização, a TV Meu Sonho, o DVD “TV Meu Sonho”, o portal de responsabilidade social corporativa “Empresa dos Sonhos” e as palestras motivacionais e de conscientização do projeto “Vinha de Sonhos”.

A ONG também desenvolve estudos e pesquisas sobre temas polêmicos e importantes como a discriminação racial, a violência, a importância de investimentos nas áreas periféricas das grandes metrópoles, voluntariado, responsabilidade social corporativa, dentre outros enfoques, para a conscientização de nossos formadores de opinião e também da população de uma forma geral.

Nossa organização não tem sede própria, na verdade – sem busca de méritos pessoais ou felicitações, apenas como esclarecimento e transparência – a ONG é um trabalho basicamente individual. Ela tem um “síndico”, como costumamos dizer, pois, sozinho jamais estaremos. Isso fica muito claro em todos os nossos textos, que estão sempre na primeira pessoa do plural.

Até pouco tempo atrás, não dizíamos para ninguém que este é um trabalho individual, no entanto, hoje acreditamos que, de uma forma clara, humilde e serena, isso deve ser colocado para as pessoas, pois, tornou-se um exemplo de que é possível buscarmos nossos sonhos e principalmente, a concretização de trabalhos que buscam o “bem comum” independentemente, das dificuldades e limitações financeiras.

Muitas vezes, quando as pessoas verificam nossos materiais, tanto os folhetos, as revistas, o livro, o DVD e o site oficial, bem como as parcerias importantes que já existiram com a Salton, a TV Minuto, a Bustv e o Google, imaginam uma organização rica e grandiosa, quando na verdade, um único indivíduo realiza todas as atividades da organização, dividindo ainda o seu tempo com sua família e atividades profissionais, que, graças a Deus, por ser um profissional liberal, tem flexibilidade em seus horários.

Porém, isso não é nenhum mérito, acreditamos que talvez seja uma obrigação ou um compromisso assumido. No entanto, sabemos que a ONG é um exemplo de que é possível construirmos algo, mesmo sozinhos e sem recursos financeiros. O idealizador deste trabalho não é uma pessoa rica, porém, há vinte e três anos, quando surgiu este sonho, ele iniciou uma pequena poupança, onde se comprometeu a guardar 20% de seu salário para viabilizar a sua concretização, algo que cumpriu religiosamente por mais de 260 meses. Era como um dízimo ou uma poupança forçada para a aquisição de seu “sonho de consumo”.

Seu segredo foi exatamente isso, muita disciplina, perseverança e um enorme amor naquilo que fazia e se, em sua humilde existência, ele pode dar um conselho para alguém que deseja fazer algo pelos nossos irmãos menos favorecidos, esquecidos e infelizes e em busca do “bem comum”, essas são algumas das “palavras mágicas” para a concretização deste sonho: muito amor, humildade, ética, disciplina e perseverança.

Foi assim que se construiu este sonho, ou melhor, “o nosso sonho”.

0 comentários: